quarta-feira, 18 de março de 2009

1886, 17 de Abril (sábado) - A Vida Moderna


1886
17 de Abril
(sábado)
A Vida Moderna
7º Ano
nº 11
Pag. 1, 2
*
A Arte entre nós

Exposição Internacional de Photographia

Na semana ultima procedeu-se á classificação dos trabalhos d'esta exposição. O resultado foi o seguinte:

Concurso de amadores

Medalhas d'ouro - Aos snrs. Carlos Relvas, pelo todo da sua exposição; D. Margarida Relvas, pelos seus trabalhos de photographia em differentes processos; H.P.Robinson, pelas suas composições photographicas; e Eduardo Alves, pelas photographias e principalmente pelo alto concurso que prestou a este certamen.
Medalhas de prata - Aos srs. Augusto Fonseca, como cooperador dos amadores Carlos e Margarida Relvas; João S. Romão e José Mauricio Rebello Valente, pelas suas photographias de paisagem; Adam Diston, P.H.Emerson, W. Clement Williams, J.P. Gibson, Hans Schullerbauer e George Rendwick, pelos seus bellos trabalhos photographicos: J.M.Brownrigg, pelas suas paisagens; Joaquim Augusto de Souza, pelas suas paisagens.
Medalhas de cobre - Aos srs H.C.Garland, pelas suas paisagens; Mme. Moller Claus, pelas suas photographias coloridas; A.Cassels, por alguns dos seus trabalhos photographicos; Francisco Guillon y Morante, por algumas das suas photographias coloridas; James Searle, Antero d'Araujo e Joaquim Basto, pelos seus trabalhos photographicos; Frederico Cesar da Camara Leme, pelas suas miniaturas, sobre photographia, coloridas a oleo, e Hasteman Koch, pelas suas photographias.
Menção honrosa - Aos snrs. Arthur Benarus, Mme. Effle de Pitroff e Victor Sassetti, pelas suas photographias de paisagens; miss Marian Searle, pelas suas photographias sobre vidro.
Concurso entre photographos

Medalha d'ouro - Eduardo Debas (retratos).
Medalha de prata - Zelesny Karoly, (retratos); D. Pedro Martinez d'Hebert, (retratos e monumentos); photographia União, (retratos e reproducções de plantas em vasos), D. Manuel Alviach, (retratos); Viuva de Amayra y Fernandez, (retratos); J.A. da Cunha Moraes, (photographias d'Africa); Wilh. Dreesen, (instantaneas e figuras); Ottomar Volkemer, (plantas topographicas); Charles Scolik, (instantaneas e estudo para reproducção de pintura); Francisco Rochini, (monumentos e panoramas).
Medalha de cobre - Silva Pereira & Ferreira, (retratos); Clemens Kissel, (processos diversos d'impressão); Jos & Jan Fric, (photographias planetarias); Goszeleth Istevan (retratos); Albert Lugardon, (instantaneas); Joaquim Filippe Nery Delgado, (reproducções topographicas); Adriano da S. e Souza, (retratos); Edm. Gaillard, (diversos processos de impressão).
Menção Honrosa - J. Sartoris, (retratos), J. Maria dos Santos (retratos); Otto Wild, (photographias coloridas); Jos Kossak, (photographias coloridas).
Os membros do juri, sentindo, mas respeitando a forma por que a Photographia Moderna, de Leopoldo Cirne & Cª., se collocou fóra do concurso, consignaram na acta um voto de muitissimo louvor, não só pela excellencia dos trabalhos que aquella casa apresentou, como tambem pela sua iniciativa em uma exposição tão brilhante e instructiva.
Foram julgados tambem os productos chimicos de A. J. de Brito e Cunha e o juri premiou-os com medalha de ouro.
Machinas, acessorios, etc., serão jugados apportunamente.
Foi esta a decisão do juri justa e honrosa, aparte uns leves senões que apresentaremos adiante.
Das photographias portuguezas que concorram á exposição a 1ue mais se distinguiu foi a Photographia Moderna. Esta atelier como se sabe ficou fóra do concurso, os seus trabalhos são no geral muito distintos. Alem da doçura de impressão, a luz é admiravelmente bem distribuida. Nenhuma parte do objecto photographado é sacrificado á outra, assim a luz não é como vemos em variss trabalhos de algumas outras photographias, applicada de chapa sobre um unico ponto, deixando o outro no escuro e no vago, ella é antes distribuida tão naturalmente que nenhuma parte perde do seu effeito e da sua posição.
É para sentir apenas que este atelier não expuzesse alguns trabalhos de gravura chimica. Sabendo nós que esta caza se tem dedicado com boa vontade ao estudo d'este processo, e era digno que o certamen se achasse representado n'esta classe por trabalhos nacionaes, que os não vimos lá n'este genero.
A Photographia União apresentou e fez distribuir um protesto contra a decisão do juri que apreciou os trabalhos do concurso entr photographos, e com esta casa protestaram mais os snrs. M. Aiviach, de Madrid e José Maria dos Santos, de Coimbra.
Não temos nem devemos ter nada com este procedimento visto que não é da nossa competencia o analysal-o.
Já dissemos que a photographia União se apresenta dignamente, e que muito melhor se poderia apresentar. Não lhe escasseiam, felizmente poderosos elementos de progresso.
A exposição d'este importante atelier compõe-se quasi unicamente de retratos, e de uma collecção de clichés de plantas em vazos, muito bem tratados.
A reprodução de plantas, como é sabido não é trabalho muito difficil, e de que se obtem quasi sempre um effeito seguro. É um trabalho de gabinete em que o photographo pode dispor de tempo, de paciencia e de gosto, e que não tem a luctar com as mil contrariedades que se manifestam, ou com o genero retrato ou com o genero paisagem especialmente.
Mas se alguma reclamação ha a fazer, essa poderia ser a da distribuição talvez um pouco prodiga das medalhas de 1ª. classe, medalhas d'ouro. Na nossa opinião, se nos é permittida, uma leve observação, é de que este erro talvez nunca se possa deixar de dar, se não no momento em que os trabalhos de amadores e os trabalhos de artistas de profissão que concorram juntamente em qualquer certamen, entrem em egualdade de circumstancias.
Os trabalhos de amadores devem ser equiparados aos trabalhos de artistas ou de industriaes de profissão no que diz respeito a classificação, logo que entrem no mesmo concurso, e por conseguinte sujeitos da mesma forma á apreciação do jury.
Não sendo assim, haverá retrahimento do artista.
Applicando esta medida ao presente caso, teria p jury de distribuir muitas mais medalhas de ouro, ou, então não seria tão generoso como foi com os amadores.
todos sabem em que condições trabalham em geral os amadores photographos. Elles dispõem quasi sempre de elementos de riqueza que lhes permittem ter apparelhos aperfeiçoados; o tempo não lhes falta, não teem que attender ás grandes necessidades da vida, não teem que vigiar o sustento, a ordem, e o bom nome de um atelier, não teem que entrar na lucta do commercio, teem quasi sempre bons mestres e bons operadores, podem possuir compendios podem estudar; finalmente com riqueza, paciencia, tempo e outros elementos, os amadores são uma terrivel concorrencia aos artistas.
Entendemos que deveria haver apenas um jury, porque assim terminariam certamente todas as queixas e todas os equivocos.
Eis a nossa sincera opinião

Sem comentários:

Enviar um comentário