quarta-feira, 18 de março de 2009

1886, 21 de Abril - O OCCIDENTE

O OCCIDENTE
9º Anno
Vol. IX
Nº 264
Pag. 94
*
EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE PHOTOGRAPHIA NO PORTO
(continuado do Nº. 263)

PHOTOGRAPHOS ESTRANGEIROS

O sr. O. Wilde, de Halbersdt, expõe dez retratos em diversos formatos, provas a carvão pintadas a oleo e retocadas.
Estes trabalhos, pela sua bonita apparencia, são d'aquelles que attrahem a vista de grande parte do publico, que, por falta de conhecimentos, se preoccupa pouco com minudencias de arte, mas que não podem satisfazer a quem tenha uma instrucção artistica mais ou menos desenvolvida. Agradavel aspecto ao primeiro relance, mas com imperfeições de cor e incorrecções de desenho em grande parte devidas ao demasiado retoque com que ordinariamente em photographia se destroem os caracteres physionomicos do individuo.
Todos os retratos do sr. Wilde teem um aspecto de esmalte, o que faz persuadir a muita gente que aquillo seja photographia colorida em louça, como até já o vimos escripto. Imagine-se por isto que nitidez e que brilho de cor ha n'elles.
Da collecção, o que mais nos agradou foi: Um busto de senhora, formato placa, com um enfeite de pelucia azul na cabeça; uma senhora, de vestido verde, apoiando um dos joelhos em uma balaustrada, e approximando um calix de vinho dos labios de um busto de marmore, phantasia graciosa e interessante; e ainda um outro assumpto identico, mas em que a figura está de pé, tendo um vestido azul pallido. Este ultimo, se bem que inferior aos outros retratos, não deixa comtudo de se insinuar. Os restantes resentem-se do defeito geral da pouca verdade dos tons, principalmente das carnes e do demasiado retoque. Apesar d'isso, estas provas não deixam de ter certo merecimento como photographia pintada a oleo.
O sr. Zelesny Károly, de Pecsett, é um photographo distincto. Dá provas d'isso nos trabalhos de duble-placa, cartão-album e visita, que expõe em um caixilho. Notaremos apenas que os fundos de alguns retratos são muito historiados, fundos com que não sympathisamos demasiado, por não darem por vezes sufficiente destaque á figura. Em photographia só admittimos, como de bom gosto, os fundos naturaes, quando se trata de paizagens, ou mesmo de interiores, e quando se possui bom gosto para a disposição das figuras.
Da collecção do sr. Károly, como testemunho do seu bom gosto e das suas excellentes aptidões artisticas, mencionaremos um formoso retrato em placa, de uma senhora em costume de baile, com uma guarnição de flôres artificiaes escuras no corpete do vestido e um outro retrato, tambem muito perfeito, de um individuo de grandes barbas, igualmente em formato placa.
O sr. Hans Schullerbauer, de Brixen, apresenta uma porção de photographias em passe-partouts de vidro, todas muito regulares, havendo mesmo entre ellas algumas agradáveis.
O sr. Kossak Joseph, de Temesvár (Hungria), exhibe tres ampliações photographicas em panno, sendo duas a claro-escuro e uma colorida, bem como duas provas em cartão.
As provas a claro-escuro não primam pelo aspecto nem pela côr negra, de uma dureza afflictiva. A colorida, um retrato em meio corpo, de phantasia, representando uma jovem com azas e mostrando uma carta, é tambem, como pintura, de um merecimento inferior, pela falsidade do tom das carnes e pela monotonia geral do quadro, de uma brancura desoladora. Quanto ás provas em cartão, duas cabeças de creança, é tal a minuciosidade do retoque, que parecem desenhos á penna, mas desenhos de collegial.
Rud Schuster, de Berlim. Eis um artista de primeira ordem. Expõe uma preciosa collecção de photo-gravuras, cópias de pinturas, algumas d'ellas de grandes dimenções e todas de uma execução irreprehensivel.
As copias são: de dois quadros de genero, de F. Vinea, de Florença; um formoso grupo de bois, de Hans; uma notabilissima paizagem de J. Wenglein; um quadro de genero, de Andreotti; uma suave paizagem de neve, impressa a tinta levemente azulada; uns leões, de Friese; uma cabeça (Ecce Homo), de Guido; outra cabeça (Mater Dolorosa), de Carlo Dolce; um quadro de genero, de Czachórslei; uma grande caçada, de Conrad Freyberg, na qual entre outros personagens, figuram o imperador Guilherme, os principes Frederico Carlos, Alberto da Prussia, Frederico Guilherme, Bismark, etc; uma copia do natural de uma galeria de muzeu militar; outra copia, tmbem do natural, de uma cabeça decorativa; uma armadura, egualmrnte copia do natural; e até um bello retrato, copiado do natural.
Todas estas photogravuras são de um primor inexcedivel, mas a mais surprehendente é sem duvida a copia da paizagem de Wenglein, um riacho orlado de canaviaes, atravessando um paizde uma vegetação opulenta e rude. A fidelidade da reproducção é tal, que nos pedaços revoltos da atmosphera, se chega a perceber claramente o empaste das tintas e a pincelada.
Este explendido quadro mede cerca de quarenta centimetros de comprimento, o que representa uma chapa photographica importante e o da caçada, de Freyberg, o maior de todos, attinge uns oitenta centimetros.
A collecção de photogravuras do sr. Schuster, a mais notavel, no seu genero, da exposição, é digna da attenção e do apreço de artistas e amadores.
O sr. Albert Lugardon, de Genebra, apresenta quatro caixilhos com photographias instantaneas. Não são de certo, na sua especialidade, as melhores que apparecem, mas não deixam comtudo de se tornar dignas de menção. Em muitas d'ellas nota-se por vezes pouca nitidez e os fundos bastante confusos. Representam diversos animaes em movimento, com especialidade cavallos, grupos de creanças a brincar e uma marinha. Esta ultima é muito bonita, sendo tambem apreciavel uma das photographias em que se vê um rapaz na acção de se lançar á agua para nadar, junto de outra já submergido até ao pescoço.
Paulo Sebbing, professor, com estabelecimento de aparelhos photographicos em Paris. Exhibe quatro boas provas instantaneas em gelatina-bromurada de prata, obtidas com um obturador inventado pelo mesmo expositor e com um objectivo aplanetico de Luter. As vistas representam varios locaes de Paris e são muito nitidas no movimento da gente e dos vehiculos que atravessam os pontos photographados.
O referido professor expõe tres machinas photographicas com os obturadores da sua invenção. Uma d'ellas, que d'a o formato de placa, é excellente. O seu preço creio ser de 70$000 réis. É, alem d'isso, muito portatil e de uma construcção irreprehensivel.

Porto, abril.
(continua) Manuel M. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário