domingo, 12 de abril de 2009

1863, 5 de Maio - A VOZ DA MOCIDADE

1863
5 de Maio
A VOZ DA MOCIDADE
Nº. 28
Pag. 1, 2
*
PHOTOGRAPHIA

M. Legray prepara o papel húmido especial para retratos com certas modificações. Deita n’uma bacia de procelana, até dois ou três millimetros d’altura a dissolução seguinte:
Agoa destillada ..................400 gram.
Iodeto de potássio .............. 20 “
Cyanureto de potássio ....... 2 “
Flucoreto de potássio ........ 50 cent
O papel de Canson de 5 kilogramas a resma é o melhor. Toma-se uma folha e marca-se lado não assetinado; applica-se o lado assetinado sobre a superfície do liquido sem o deixar chegar ao avesso do papel: um ou dois minutos são sufficientes para a immersão. Tira-se a folha do banho para se fazer seccar em papel mata borrão muito fino, friccionando-se em todo o sentido com a mão.
Quando a folha se tira do papel mata borrão limpa-se levemente para lhe tirar algumas impurezas que a superfície preparada possa conter; introduz-se n’um banho de aceto-azotato de prata durante oito a dez segundos, estende-se em seguida a folha sobre o caixilho da câmara escura, guarnecida d’uma folha de papel mata borrão imbebido em agoa.
Leva-se immediatamente o caixilho á câmara escura para receber a acção da luz; a exposição pode durar, com sombra, 4 a 10 segundos, para um retrato, e 18 a 40 segundos no Inverno.
A continuação das operações teem logar como nos methodos precedentes.

(continúa)
H. S. MAGALHÃES

Sem comentários:

Enviar um comentário