segunda-feira, 29 de março de 2010

O PANORAMA

1841

20 de Março

O PANORAMA

Volume QUINTO

mARÇO, 20 - 1841

De Janeiro a fevereiro de 1841

(Lisboa)

O PANORAMA  reproduz um desenho obtido a partir de um daguerreotipo, da autoria de FRANCISCO MOCENIG, da fachada do Palácio da Ajuda, em Lisboa, acompanhado do seguinte texto:

 

O DESEJO de appresentar aos leitores desta semana um especimen dos desenhos tirados com um instrumento de recente invenção, o daguerrotypo (*) ([i]), nos moveu a estampar a gravura acima, que é o  fac-simile de um dos mais perfeitos, que se tem obtido em nosso paiz. Com muito custo foi a copia reproduzida na madeira para ser aberta pelo buril, porquanto neste genero de desenho, alcançado pela acção da luz solar, é a lamina original tão lustrosa que não se póde fitar nella os olhos por muito tempo e com a firmeza que exige um traslado fiel. Accresce a delicadeza dos perfis e contornos, que confunde a vista, porque o daguerrotypo copía os mais miudos acessorios dos objectos com perfeitissima exactidão.

      Responderemos agora a dois reparos, que todos naturalmente farão sobre a precedente gravura: 1.º - Porque faltam os dois torreões lateraes da fachada, um pouco mais salientes, e superiores ao andar nobre entre elles comprehendido? - É porque a machina, do unico ponto onde pôde ser convenientemente collocada, só abrangeu o centro da frontaria; e esta condição não podia ser melhorada, pelo que não se alcançou o transumpto da vista geral da frente do edificio. - 2.º Porque vemos negras as caras das figuras collocadas no rocio anterior ao palacio? - É porque o proprietario da machina, o Sr. Francisco Mocenig e um seu caixeiro, que de proposito estiveram defronte della, durante a operação, ficaram mui proximos, e por isso muito escuros os retratos de suas pessoas, sahindo só desenhados quasi em silhouette, percebendo-se ao mesmo tempo melhor os claros nos vultos do criado, e da sentinella ao vestibulo, porque estavam mais distantes. - Os vãos por causa da sombra tambem sahem muito carregados.

Dada esta satisfação á curiosidade dos leitores, passaremos a tratar do edificio succintamente ...         

clip_image002



([i]) (*)   Vid ácerca deste methodo a pag. 31 do 4º T.

Sem comentários:

Enviar um comentário