segunda-feira, 29 de março de 2010

O RECREIO Jornal das Familas - A PHOTOGRAPHIA NA BELGICA E NO BRASIL

1841

Abril

O RECREIO 

 Jornal das Familas

(Lisboa)

Nº.4

Pag. 84, 85

A  PHOTOGRAPHIA NA BELGICA E NO BRASIL

 

Facilè est inventis addere, tinhão dito os antigos, e tinhão dito bem. Apenas Arago publicou o segredo da descoberta de Daguerre, apparecem logo em differentes partes da Europa outras e outras analogas: já demos conta da de Liepmann, em Berlim; dá-la-emos agora da de Breyer, em Liège. O relatorio que dá conta della é feito por Morren, em 5 de Outubro, á Academia das Sciencias de Bruxellas, e diz assim:

   "Quando se conhecêrão na Belgica os maravilhosos resultados  obtidos por Daguerre, começou o Allemão Breyer, de Berlim, e Estudante de Medicina em Liège, a occupar-se, não do meio de fixar as imagens obtidas pela camara obscura, segundo o methodo de Daguerre, mas de achar maneira de reproduzir, sem o auxilio da dita camara obscura, os desenhos, as gravuras e os escriptos. Cinco dias antes da memoravel Sessão em que Arago leo á Academia das Sciencias de Paris o seu relatorio ácerca do daguerrotypo, enviei eu ao Sr. Barão de Stassart, Director desta Academia, um masso sellado diante de testemunhas, em que se continha o resultado dos primeiros trabalhos de Breyer, pedindo a sua leitura na Sessão immediata.

   "O methodo de Breyer é tal, que dentro de sete minutos, quando muito, e sem o emprego da camara escura, se obtem a copia exacta de qualquer desenho, gravura ou escripto que seja. Esta copia obtem-se por meio da influencia dos raios solares em papel heliographico, que, já preparado, custa  apenas mais um ou meio centesimo por folha que o papel ordinario. O original que se  emprega não soffre a minima deterioração.

   "Os desenhos obtidos por Daguerre exigem preparativos minuciosos, que se não fazem em menos de dez ou doze horas, e sobre tudo o emprego da camara obscura.

   "A descoberta de Breyer póde ter um sem numero de applicações, e todas da mais alta utilidade: a perfeição das copias, a imitação rigorosa das gravuras e dos desenhos os mais minuciosos, comparada com a barateza dos productos, são circumstancias que merecem a attencção da Academia. Na seguinte Sessão de 5 de Novembro terei a honra de vos communicar os novos resultados que o inventor tiver obtido."

 

DESCOBERTA DA POLIGRAPHIA

 

   Ao  que acaba de ler-se ácerca dos trabalhos de Breyer em Liége, devemos accrescentar o artigo seguinte, que, debaixo do título de = Descoberta da Poligraphia = se lê na Phenix de S. Paulo de 26 de Outubro, onde apparece assignado por Hercules Florence, genro do nobre Deputado o Sr. Alvares Machado. Comparem os leitores as datas, e decidão se o Mundo deve a descoberta da Photographia, ou pelo menos da Poligraphia, á Europa ou ao Brasil.

   "Ha nove annos que trabalho neste novo modo de imprimir, e ha mais de seis que o exercito nesta villa, tendo também desempenhado encommendas da capital e de outros pontos da provincia. É pois bem conhecida esta descoberta entre os Paulistas. Mesmo no Rio de Janeiro, algumas pessoas que tem alta representação publica, alguns distinctos artistas e negociantes, bem conhecidos estão informados de que inventei a Poligraphia, e, se fosse preciso, daria os nomes de muitas pessoas respeitaveis. Não tenho dado ampla publicação a esta descoberta, por querer aperfeiçoa-la, e é bem claro que nesta villa de S. Carlos eu devia precisar de muitos recursos para adianta-la mais depressa. Senefelder teve que trabalhar muitos annos sem fructo, na Allemanha, tão abundante de recursos, luctando com a prespectiva da miseria; e a Lithographia levou 17 annos para passar daquelle pais á França!

   "A Poligraphia é já facto averiguado que as artes vão adquirir; a prova é, como já disse, que fazem 6 annos que imprimo por ella para o publico desta provincia.

   "Um motivo poderoso me impelle a fazer esta declaração. Movido por principios que é inutil declarar, não tenho feito segredo do meu processo para com pessoas dignas de confiança. Via-me rodeado de difficuldades locaes; em momentos de total desanimo, julgava que o meu processo acabaria comigo: quiz inicia-lo entre os artistas, e uma memoria declarando tudo foi enviada a Paris o anno passado (1839) por obsequio de uma pessoa que tinha a bondade de apreciar o meu invento.

   "Outra memoria mais resumida foi enviada em 1831 pelo Sr. Pontois. Receoso de que estes escriptos venhão por fim a cahir em mãos que se appropriem totalmente esta descoberta, e sendo justo que ao menos a idéa fundamental a que serve de origem seja publicamente reconhecida por pertencer ao seu verdadeiro author, sou impellido a fazer a declaração, que precede, ao respeitavel publico.

   "Outra descoberta minha, conhecida tambem nesta villa, e por algumas pessoas no Rio de Janeiro, é a  Photographia: o escripto que foi enviado a Paris levava estes dois titulos: Descoberta da Photographia, ou impressão pela luz solar. Indagações sobre a fixação das imagens na camara escura pela acção da luz. Um desenho photographiado por mim foi apresentado ao Principe de Joinville e posto no seu album por uma pessoa a quem devo este favor. Acabo de ser informado que na Allemanha se tem imprimido pela luz, e que em Paris se está levando a fixação das imagens a muita perfeição. Como eu tratei pouco da photographia, por precisar de meios mais complicados, e de sufficientes conhecimentos chimicos, não disputarei descobertas a ninguem, porque uma mesma idéa póde vir a duas pessoas, porque sempre achei precaridade nos factos que eu alcançava, e a cada um o que lhe é devido; mas antecipo esta declaração a respeito da Polygraphia, que tem tão bellas propriedades, para que a todo o tempo se conheça o seu inventor."

 

(Diarios do Brasil)

Sem comentários:

Enviar um comentário