quarta-feira, 18 de março de 2009

1886, 5 de Abril (segunda feira) - A PROVINCIA

A PROVINCIA
II Ano Nº 76
Pag. 1
*
EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE PHOTOGRAPHIA

Como estava annunciado, inaugurou-se hontem solemnente esta curiosissima exposição das mais notaveis que no Palacio de Crystal se teem realisado.
O snr. conselheiro Antonio Augusto de Aguiar, que de Lisboa viera expressamente, presidiu á solemnidade. A concorrencia era numerosissima e brilhante. O grande salão tinha um aspecto encantador, uma animação extraordinaria - de verdadeira festa.
Pela uma hora da tarde o snr. conselheiro Aguiar subiu á mesa presidencial que estava collocada sob um docel de veludo carmezim forrado interiormente de seda azul e branca.
Ao seu lado, como secretários, tomaram logar os snrs. Eduardo Alves e José Maria d’Almeida Outeiro.
O snr. Aguiar fez um notabilíssimo discurso de abertura, pondo em relevo a importância da arte photographica e fazendo a historia do seu desenvolvimento. Referiu se á direcção do Palácio de Crystal com os máximos elogios, registando o facto de se lhe dever a installação do Muzeu Industrial no antigo Circo olimpico.
Terminada a cerimónia de abertura, a que assistiram as principaes auctoridades e muitos convidados, o snr. Aguiar percorreu toda a exposição, examinando com particular cuidado os productos nacionaes, alguns dos quaes foram por s. Exª. que é muito entendido n’este assumpto, por que também foi amador, elogiados calorosamente. Os retratos em grande da photographia União mereceram lhe louvor especial.
A concorrência de visitantes hontem, durante todo o dia, foi grande. Venderam se 1.600 bilhetes. A exposição continua aberta ao publico durante um mez, e esperam se ainda novos expositores. Dizem nos que a casa Biel se intallará ahi brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário