sexta-feira, 17 de abril de 2009

1863, 17 de Março - A VOZ DA MOCIDADE

1863
17 de Março
A VOZ DA MOCIDADE
Nº. 9
Pag. 3
*
A PHOTOGRAPHIA

A imagem, que então fica imperceptível, só se torna distincta depois de se expor aos vapores do mercúrio: este processo consiste em dispor a lamina metálica na parte superior d’uma caixa de madeira, preparada para este uso, formando um ângulo de 45 graus, que tem o fundo de ferro ou lata, com uma cavidade onde está o mercúrio.
Elevando o mercúrio a uma temperatura de 60 a 75 graus, por meio d’uma lampeda d’alcool, os vapores mercuriaes se vão depositar em grande quantidade nas partes mais esclarecidas, e depois d’algum, forma-se um corpo, que parecendo uma amalgama de prata e mercúrio, se reconhece o contrario pela pouca resistência, que offerece á mais ligeira fricção, a qual dá os brancos á prova, ficando as outras partes escuras por effeito do ............. da lamina. A imagem fica então visível e pode ser exposta á luz solar sem se alterar.
Muitas vezes a lamina fica coberta, principalmente nas sombras, d’uma camada de iodureto de prata, que da á prova uma cor vermelha e roxa. Faz-se desapparecer esta cor lavando a lamina com uma dissolução de hyposulphite de soda.
Resta ainda fixar a imagem, processo que se limita a lavar a lamina com uma dissolução fraca de chlorureto d’ouro e d’hyposulphite de soda. N’esta operação, a prata dissolve-se, e o ouro combina-se com o mercúrio e com a prata da lamina; a amalgama de mercúrio e da prata que forma o branco da prova, combinando-se com o ouro, fica mais brilhante, donde resulta um notável augmento d’intensidade nos claros da imagem.
A M. Fizeau se dve o emprego do chlurureto de ouro, que é o principal aperfeiçoamento a que se tem levado a descoberta de Daguerre.

(Continua.)
H. S. MAGALHAES

Sem comentários:

Enviar um comentário