sexta-feira, 17 de abril de 2009

1863, 19 de Março - A VOZ DA MOCIDADE

1863
19 de Março
A VOZ DA MOCIDADE
Nº. 10
Pag. 2
*
A PHOTOGRAPHIA

A figura (6) ([i]) representa a secção d’um objectivo, isto é, o aparelho que serve para concentrar a luz sobre uma superfície na qual se desenha a imagem. N’outro tempo continha uma só lente biconvexa achromatica; mas não tardou muito em se adoptar os objectivos com duas lentes achromaticas, que se denominam objectivos com vidros combinados. Operam com muito mais ligeireza que os primeiros, têem menor distancia de foco, o qual se acha com mais promptidão, aproximando ou afastando a lente (B), que está voltada para objecto por meio d’uma charneira e d’um botão (D).
Photographia sobre papel. A arte e a sciencia tem tirado grande partido do processo de Daguerre; todavia, o preço dos seus numerosos preparativos, a carência d’um prolongado estudo difficultavam aos homens práticos a sua execução perfeita. A difficuldade com que se distingue a imagem, em consequência do seu brilho, que reflectindo a luz em grande quantidade, obsta á percepção do desenho, a sua corrupção lenta, e outros mais defeitos, tem feito cahir em desuso este processo, base das invenções modernas.
M. Bayard appoiando-se n’algumas noções de photographia sobre papel, que M. Falbet havia colhido, obteve excallentes provas; finalmente M. Blanquard Evrard desenvolveu as experiências de M. Talbot, com importantíssimas modificações.
No daguerreotypo obtem-se uma imagem por meio d’uma só operação, em quanto que para papel são precisas duas.
Começa-se por um effeito inverso; obtida a imagem negativa, assenta-se sobre uma folha de papel coberta de saes de prata, e expõe-se á luz directa do sol. Os raios atravessam as partes claras da prova negativa, que deve estar na parte superior, indo escurecer outro papel nas partes correspondentes; são retidos nas partes opacas da prova deixando no outro papel os claros da nova gravura, a qual fica positiva.
Por meio deste processo podem-se reproduzir com uma prova negativa o numero de positivas, que quizermos.

(Continua.)
H. S. MAGALHAES
([i]) idem.

Sem comentários:

Enviar um comentário