domingo, 12 de abril de 2009

1863, 25 de Abril - A VOZ DA MOCIDADE

1863
25 de Abril
A VOZ DA MOCIDADE
Nº. 24
Pag. 2
*
PHOTOGRAPHIA
Supprime-se d’este banho o azotato de zinco, augmenta-se 8 grammas de azotato de prata; as outras partes conservam sua dose relativa. Passado algum tempo escorre-se a folha e introduz-se n’um papel mata-borrão, continua-se como para os outros processos.
Derrama-se na folha ao sahir da câmara escura, uma dissolução d’acido gallico, contendo 180 grammas d’este liquido, 50 gotas d’uma dissolução saturada de acetato d’amoniaco; a imagem desenvolve-se instantaneamente. Lava-se e fixa-se pelos meios ordinários.
Passemos a expor o methodo de mr. Legray para albuminar o negativo sobre papel de paisagem, cujos trabalhos se acham na primeira ordem dos productos de photographia.
Introduz-se n’um vazo de porcelana dez claras d’ovos com 4 grammas de iodureto de potássio, 50 centigrammas de brometo d’amomoniaco e 50 centigrammas de clorureto de sódio. Feita a dissolução bate-se a mistura com uma colher de madeira, até que se eleve uma massa fina e espessa.
Deixa-se assentar por espaço de 24 horas, o liquido viscoso; deita-se n’uma bacia; applica-se então a folha sobre o liquido por espaço de dois ou três minutos, de maneira que só uma face seja immergida; escorra-se o liquido em excesso de modo que não toque a face não immergida.
Podem-se assim preparar muitas folhas. Depois de se terem seccado perfeitamente dispõem-se entre folhas de papel branco e corre-se-lhe por cima de cada uma um ferro o mais quente possível, mas de maneira que não creste o papel. A albumina coagulando-se fica insolúvel. Este papel albuminado sensibilisa-se n’uma dissolução de 20 grammas de azotato de prata e 24 de acido acético, em 300 grammas de agoa destillada. Applica-se a folha albuminada sobre este banho, sem interrupção e sem deixar formar bolhas d’ar. As operações consecutivas entram no numero das já descriptas.

(Continua.)
H. S. MAGALHAES

Sem comentários:

Enviar um comentário