terça-feira, 14 de abril de 2009

1863, 28 de Março - A VOZ DA MOCIDADE

1863
28 de Março
A VOZ DA MOCIDADE
Nº. 13
Pag. 2
*
A PHOTOGRAPHIA

Para collar o papel extrae-se a parte glutinosa de 200 grammas de arroz cuzido em três litros d’agoa destillada, com 20 grammas de colla de peixe em folha. Depois de se ter partido com cuidado o arroz, faz-se passar toda a mistura atravez um panno muito fino; o liquido obtido serve para encorpar o papel e tornar mais perfeitos os escuros da prova.
Trata-se de fazer penetrar o papel nos saes que a reacção do aceto-azotato de prata deve sensibilizar. Mistura-se cyanureto de potássio para decompor a cera.
________________________GRAM.__________ CENTIG.
Assucar de leite......................................45................................0
Iodureto de potassio..............................15
Cyanureto de potassio.............................0..............................80
Fluorureto de potassio.............................0.............................50

Este mixto deve estar contido n’um litro de agoa d’arroz.
Filtra-se atravez um panno muito fino n’um frasco, onde esta composição se possa conservar sem prejuiso, e tendo o cuidado de empregar uma temperatura de 15 a 20 graus.
Este banho colloca-se n’uma bacia grande, com agoa; mergulha-se n’ella o papel coberto por folhas, debaixo das quaes não deve ficar nenhuma bolha d’ar. Podem-se d’uma só vez preparar muitas folhas, introdusindo uma por uma na bacia e demorando-as até que a cera seja totalmente decomposta. Esta decomposição opera-se no espaço de meia hora a uma hora pouco mais ou menos. Todas as folhas se demoram o mesmo tempo no banho, é por isso necessário tiral-as pela mesma ordem porque foram immergidas.
Fazem-se seccar suspendendo-as por um ângulo fixo, por meio d’uma penna fendida, com um cordel d’algodão horisontal. O liquido em excesso se escoa pelo ângulo inferior ao qual se adapta uma folha de papel mata-borrão, afim de acelerar a dessecação, pela successão que elle produz. Acabado o dessaccamento reserva-se n’um cartão o papel que deve, se a operação tem sido bem dirigida, offerecer uma cor rocha. Filtra-se o resto do banho n’um frasco que tem a boca hermeticamente, e serve este banho até a evaporação estar completa.

(Continua.)
H. S. MAGALHAES

Sem comentários:

Enviar um comentário