domingo, 12 de abril de 2009

1863, 7 de Abril - A VOZ DA MOCIDADE

1863
7 de Abril
A VOZ DA MOCIDADE
Nº. 16
Pag. 1, 2
*
A PHOTOGRAPHIA

Faz-se dissolver em um frasco coberto com papel negro, e tapado com esmeril, 20 gramas d’azotato de prata em 300 gramas d’agoa estillada ; junta-se-lhe 24 gramas d’acido acetico cristalisavel e 8 gramas de negro animal ; agita-se o frasco algumas vezes, e depois d’um pequeno intervallo, o negro animal vae ao fundo do vaso, filtra-se a parte superior do liquido para servir immediatamente.
O operador munido de duas bacias de porcelana, verte n’uma aceto-azotato de prata até a altura de dis centímetros, n’outra agoa destillada. O banho de aceto-azotato de prata póde servir a tantas mais folhas, quanto maior for o numero de grammas de azotato de prata que contiver. Applica-se cuidadosamente sobre a superfície do banho, uma das folhas ioduradas que sustentando-se pelos ângulos superiores, vai-se sucessivamente mergulhando no liquido verticalmete, a fim de afastar alguma bolha d’ar que possa boiar na superfície do liquido e manchar o papel. Quando a folha é grande, immerge-se inteiramente pouco a pouco, durante cinco minutos; logo a tinta roxa do papel iodurado esclarece, o máximo de sensibilidade fica obtido. Retira-se n’este momento a folha do banho de aceto-azotato de prata, e dispõe-se na bacia com agoa destillada, do mesmo modo como se praticou no banho precedente, que póde sem ser filtrado impregnar uma grande quantidade de folhas uma por uma, mergulhando-as pela mesma forma em agoa destillada. Renova-se esta agoa, que se conserva depois da operação, bem como a primeira n’um vaso especial. Recolhe-se egualmente o resto do banho azotato de prata depois de haver servido ao maior numero possível de folhas, a fim de libertar a prata.
Quando se queira empregar o papel mais tarde dever-se-há submeter a maior numero de lavagens que no caso contrario.
Á medida que as folhas se vão tirando do banho d’agua destillada, se fazem seccar entre folhas de papel pardo próprio para este uso.
Acabado o seccamento das folhas, dispõem-se por ordem em cadernos de papel pardo, onde se resguardam da luz por alguns dias sem se alterarem, até á exposição na câmara escura.

(Continua.)
H. S. MAGALHAES

Sem comentários:

Enviar um comentário